Violeta Genciana: Para que serve, como usar

Violeta de genciana (violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas.

Vem sendo bastante usada nos cabelos, é importante lembrar que ela não clareia os fios, apenas matiza.

Violeta genciana - Para que serve, como usar

Planta benéfica

A planta de onde é extraída a substância, carrega propriedades benéficas à saúde. Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele, brilho e alisamento.]

Pode ser usada ainda como um excelente antibiótico para feridas externas, sendo indicada também para tratar gota, artrite, para estimular a glândula da tireoide em casos de hipotireoidismo. Atua como um excelente diurético e depurador do sangue e como tônico estomacal para melhorar a carência de apetite de pessoas anêmicas.

Aplicação

Aplique o medicamento sobre a região lesionada entre duas e três vezes ao dia durante três dias. Caso haja quaisquer efeitos inadequados procure orientação médica. Jamais substitua o tratamento indicado por um médico especialista pela automedicação. Converse com seu médico e pergunte se esse tratamento se adequa ao seu quadro clínico.

Quando usada em cabelos

Violeta genciana - Para que serve, como usar

Na água

Para cada 1 litro de água, use apenas 3 gotas de violeta genciana.

Misture bem com uma espátula ou colher. Em seguida, jogue seus cabelos para frente e mergulhe-os na mistura, retirando logo em seguida. Jogue o restante da água nos fios e deixe agir por aproximadamente 1 minuto. Lave em seguida e faça uma boa hidratação.

Na máscara capilar

Para um potinho de 240 gramas, pingue 3 gotas de violeta genciana e misture bem até atingir a cor lilás. Lave os cabelos com o shampoo de sua preferência e aplique a máscara, deixando agir de 3 a 5 minutos. A máscara deve ser branca para obter o resultado desejado.

No shampoo

Coloque seis gotinhas e mexa bem, lave os cabelos e enxágue em seguida. Caso seu cabelo esteja muito amarelado, repita a operação deixando o shampoo agir por 2 minutos.

Lembrando que o shampoo deve ser branco, e não transparente ou perolado.

As misturas no shampoo e na máscara funcionam como um kit matizador roxo ou kit para cabelos loiros, porém com um preço bem mais acessível e você pode utilizá-lo a cada 15 dias. Ou, se o seu cabelo estiver muito amarelado, pode usar uma vez por semana.

Efeitos colaterais

Coceira; irritação na pele; úlcera na pele; tingimento na pele; pigmentação permanente; irritabilidade; úlceras.