Violeta Genciana: Para que serve, como usar

Violeta de genciana (violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses.

Esse medicamento de uso tópico além das propriedades antifúngicas atua como antisséptico impedindo que a doença se complique devido a proliferação de bactérias e fungos. A absorção do medicamento é rápida e a melhora dos sintomas como coceira, vermelhidão e ardor pode ser observada em pouco tempo após o início do tratamento.

Violeta Genciana - Para que serve, como usar

Reações

Dermatológico: coceira; irritação da pele; úlcera na pele; tingimento da pele; pigmentação permanente (tecido de granulação).

Gastrintestinal: irritabilidade; úlcera na mucosa.

Contraindicação

É contraindicada para mulheres gravidas, pois pode causar riscos ao feto risco; mulheres em fase de lactação; lesões ulcerativas; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Violeta Genciana nos cabelos loiros

A violeta genciana também é bastante usada para neutralizar aquele efeito amarelado dos cabelos loiros.

Violeta Genciana - Para que serve, como usar

Você vai precisar de uma bacia com 1 litro de água, mas faça o processo dentro do box do banheiro. Adicione 2 gotas de Violeta Genciana na água e mecha com uma espátula ou colher. Em seguida jogue os cabelos para frente e mergulhe-os na água e já retire, jogue a água que restar sobre os cabelos. Deixe a água agir por 1 minuto e enxágue bem, depois pode lavar as madeixas normalmente. Este é o método mais rápido, porém é o que mais resseca os fios, por isso é aconselhável fazer uma hidratação depois do processo.