Quiabo: Para que serve e seus benefícios

Humilde e constante na mesa, principalmente dos Nordestinos, esse fruto da horta talvez seja o mais rico em proteínas. Sua mucilagem ( baba tão conhecida que faz o quiabo ser detestado por alguns) é cicatrizante e pode ser usado também em queimaduras leves. O quiabo é fortificante e atua também no combate à prisão de ventre.

Informações nutricionais

O quiabo é rico em  teor de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, B, C, E e K, bem como cálcio, ferro, magnésio, potássio, e de zinco. Além disso, quiabo contém altos níveis de fibra mucilaginoso.

Quiabo - Para que serve e seus benefícios

Mais benefícios

Evita problemas digestivos

Talvez a melhor parte da adição de quiabo na sua dieta é o aumento significativo que pode ter sobre o seu consumo total de fibras. Fibra Mucilaginous que você encontra no quiabo pode ajudar a mover a comida através de seu aparelho digestivo, acrescentando granel. Isto significa que os movimentos intestinais são mais regulares e há uma redução nos problemas gastrointestinais, tais como distensão abdominal, cãibras, constipação, e o excesso de gás. Estranhamente, ele também ajuda a prevenir a diarréia. A fibra pode ajuda também a limpar o excesso de colesterol no organismo.

Benéfico para diabéticos

A água do quiabo ajuda na redução de níveis de glicose do sangue, e testes são feitos com voluntários que diminuem e até mesmo deixam de utilizar medicamentos em decorrência a baixa do colesterol e glicose. Porém, é preciso esclarecer que a água do quiabo não cura diabetes.

Bastante indicado para grávidas

O Quiabo é uma excelente fonte em vitamina do complexos B. Estas vitaminas ajudar na produção e manutenção de novas células. O folato no quiabo podem ajudar a prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascido e pode auxiliar no seu desenvolvimento global. A Vitamina C também pode contribuir para o desenvolvimento fetal.

Combate radicais livres

A Vitamina C é um antioxidante natural, que ajuda a combater os radicais livres, ajuda na reparação dos tecidos e ainda são benéfica. Além disso, ela também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que, por sua vez prevenir contra germes nocivos e pode afastar tosse e gripe.

Faz bem para a visão

O quiabo contém um elevado teor de vitamina A , bem como componentes antioxidantes, como beta caroteno, xanthein e luteína. Antioxidantes são compostos poderosos que destroem ou neutralizam os radicais livres, que são os subprodutos perigosos do metabolismo celular. Os radicais livres são responsáveis pela degradaçao das células no corpo, incluindo os responsáveis pela visão. Com altos níveis de quiabo em sua dieta, você terá mais proteção para sua visão, incluindo a degeneração macular e catarata.

Fortalece a imunidade

Os vários componentes antioxidantes que há no quiabo, torná-lo muito benéfico para combater os radicais livres, mas o alto teor de vitamina C também significa que o sistema imunológico em geral é impulsionado. A vitamina C pode estimular o sistema imune em criar mais glóbulos brancos, que podem combater os outros agentes patogénicos e matérias estranhas no corpo, que podem comprometer o sistema imune.

Atenção aos efeitos colaterais

Uma coisa que você precisa se preocupar com quiabo, é seus altos níveis de oxalatos. Oxalatos pode causar problemas nos rins e na vesícula, como a oxalatos tem vínculo com pedras existentes pode também levá-los a crescer mais ainda. Fritar quiabo também pode conter perigosamente um alto nível de sua ingestão de colesterol para o dia, por isso, cozinhá-lo de outras maneiras é sábio, se você quiser manter um bom equilíbrio do colesterol em seu corpo. além destas considerações, desfrute do quiabo.