Quercetina é um flavonóide poderoso anticancerígeno, ela age inibindo as enzimas que provocam o crescimento dos tumores, é antiviral, antiinflamatória, bactericida, inibe a histamina, auxiliando na detenção de alergias.
Atua evitando a oxidação do colesterol, protegendo as artérias e o coração. Também apresenta efeito anticoagulantes sanguíneos.
Poderoso flavonoide, é um pigmento de planta que é semelhante na estrutura molecular de uma flavona. Também é considerado um antioxidante muito poderoso e é normalmente o principal componente na pigmentação vermelha e laranja em várias frutas e vegetais. Você também pode encontrar a Quercetina como corante em vinhos e chás variados.
Principais fontes de quercetina
- Cebola roxa, brócolis, abóbora amarela, uva preta, roxa e vermelha. O suco de uvas escuras também apresenta quercetina. O cozimento não a destrói.
- maçã e cerejas, pimenta ou alcaparras são dos mais ricos em quercetina.
Indicações
- Reforço da resistência a alergias respiratórias e alimentares;
- Combate alergias;
- Previne AVC, infarto ou outros problemas cardiovasculares pois possui efeitos antitrombóticos e vasodilatadores;
- Elimina o acumulo de radicais livres no organismo e protege os rins de alguns remédios tóxicos;
- Ajuda na prevenção do câncer devido ao seu efeito Antioxidante;
- Fortalece o sistema imunitário.
- Exibe um número de propriedades anti-inflamatórias, de uma maneira semelhante a aspirina que pode reduzir a inflamação e dor associada. A Quercetina inibe certas vias químicas de gerar a inflamação. Isso faz com que a Quercetina seja capaz de reduzir a dor da Artrite, Gota, reumatismo e a inflamação geral que as pessoas sofrem de constipações, Febres, dores musculares e estirpe.
- Funciona também como broncodilatador e reduz a quantidade de produtos químicos inflamatórios ou alérgicos da reação no corpo. Portanto, a Quercetina pode reduzir a gravidade dos ataques de Asma que reagem a esses produtos químicos e também reduz várias formas de congestionamento que não estão relacionados à Asma.
- Ajuda a preservar o cérebro e o coração, além de manter o sistema imunológico a postos, tem um papel decisivo na prevenção de doenças, em especial as neurodegenerativas.
- aumenta a atividade de enzimas envolvidas na quebra de gordura, o que resulta em menos gordura circulando nas artérias. E artérias saudáveis são um escudo contra problemas cardiovasculares, como infartos e derrames.
Cuidados
Não existem perigos inerentes da Quercetina, embora algumas pessoas relataram que o consumo excessivo de alimentos com a Quercetina tem resultado em Dores de Cabeça e formigamento nos braços e pernas. Valores extremos pode mesmo resultar em danos nos Rins, se perceber qualquer reação desagradável o mais indicado é procurar um médico.
Não existe uma dose recomendada para a quantidade diária de quercetina, no entanto, é aconselhado não ultrapassar 1 g de quercetina por dia. Além destes alimentos, a quercetina também pode ser ingerida na forma de suplementos alimentares, sendo vendida isoladamente ou em combinação com outras substâncias como a Vitamina C ou a Bromelaína.