ômega 3

Ômega 3 – Para que serve, benefícios

Os ácidos graxos podem ser classificados em três tipos: saturado, monoinsaturado e poli-insaturado. O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Ele representa uma família de ácidos graxos e os tipos mais frequentes e melhores para a saúde são: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Entre os benefícios mais reconhecidos do ômega 3 está a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. O ômega 3 pode ser encontrado em fontes de alimentos como o salmão, atum, bacalhau, albacora, cação, linhaça.

Benefícios do ômega 3

O ômega 3 ajuda na redução de colesterol e triglicérides no sangue contribuindo para a diminuição da pressão arterial, também tem efeito antitrombótico, inibindo a agregação plaquetária (a aglomeração de plaquetas do sangue que podem entupir os vasos sanguíneos) e estimulando a vasodilatação. Possuí uma poderosa ação anti-inflamatória,
é muito importante para o sistema nervoso, já que seu consumo é indispensável para uma boa memória e um bom desempenho mental. É essencial para o bom desenvolvimento do feto, além de poder diminuir os riscos de parto prematuro e depressão pós-parto na mamãe. Além desses benefícios o ômega 3 auxilia na prevenção e tratamento da obesidade. Em indivíduos obesos a gordura saturada acaba tomando parte do lugar do ômega 3 no cérebro e no organismo como um todo. Quando isso ocorre a região do cérebro chamada hipotálamo que controla a fome e o gasto energético fica inflamada e deixa de realizar suas funções tão bem. Quando a pessoa volta a consumir o ômega 3 esta parte do cérebro volta a funcionar corretamente.

Ômega 3 - Para que serve, beneficios

Suplementos

Os suplementos de ômega 3 devem ser consumidos somente após a orientação médica e são orientado caso a pessoa não consiga adquirir o ácido graxo por meio da alimentação, com a ingestão de peixes, linhaça ou chia.
É preciso ficar atento na hora da compra, pois atualmente muitas cápsulas não contém o ômega 3. Uma maneira de garantir isso é consumir o óleo de fígado de bacalhau, ele normalmente é evitado devido ao seu gosto considerado desagradável, mas é exatamente isso que irá garantir que ele é rico no ácido graxo.

Ômega 3 - Para que serve, beneficios