Linhaça

Linhaça – Para que serve, como consumir

A linhaça virou a queridinha principalmente das mulheres, uma ótima aliada na saúde e beleza é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além do composto lignana, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres.

Para que serve

A linhaça é muito benéfica para a saúde, auxilia no tratamento de enxaquecas, espasmos, crises asmáticas, reumatismo, contração muscular, feridas, queimaduras, problemas no sono, estomatite, cistite, gengivite, colesterol alto, problemas de pele, prisão de ventre ou dor articular. Além de todos esses benefícios a linhaça ainda ajuda no emagrecimento por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura.  A linhaça ajuda também a reduzir o ritmo de envelhecimento, controla as condições físicas e mentais e aumenta a defesa orgânica. Os ácidos graxos são gorduras poliinsaturadas que garantem o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório. Auxilia também no equilíbrio hormonal, diminuição dos sintomas da TPM e da Menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que exercem o mesmo papel do estrogênio, que é o hormônio feminino.

Linhaça - Para que serve, como consumir

Nutrientes da linhaça (10 g)

Calorias
49,50 kcal
Carboidratos
4,33 g
Proteínas
1,41 g
Gorduras
3,23 g
Gorduras saturadas
2,53 g
Gorduras poli-insaturadas
0,71 g
Gorduras minoinsaturadas
0,42 g
Ômega 3
0,54
Ômega 6
1,98
Fibras
3,35 g
Sódio
9 mg
Cálcio
21,1 mg
Magnésio
34,7 mg
Manganês
0,29 mg
Fósforo
61,5 mg
Ferro
0,47 mg
Potássio
86,9 mg
Cobre
0,11 mg
Zinco
0,44 mg
Vitamina B1 (Tiamina)
0,01 mg
Vitamina B6 (Piridoxina)
0,01 mg

Linhaça - Para que serve, como consumir

Como consumir?

O ideal é que seja consumida no máximo 3 colheres de sopa por dia,  pode ser consumida com frutas, sorvetes, iogurtes, vitaminas. Colocar nas massas de bolos, tortas, sobre saladas, colocar nos empanados assados, sobre salmão, atum.

Óleo de linhaça

Óleo de linhaça quando é prensado a frio, ele se torna uma boa opção e pode ser utilizado em preparações prontas, como temperar saladas. Porém esse óleo não pode ser aquecido nem prensado no calor, pois as altas temperaturas anulam as propriedades da linhaça.

Contraindicações

A linhaça é contraindicada para crianças menores de seis meses. Também não é indicada para pessoas que possuem intestino com rápido funcionamento, pois pode causar dores de barriga e desconfortos.