Licopeno: Benefícios

Licopeno: Para Que Serve, Benefícios, Principal Fonte

Recentes pesquisas apontam o licopeno como anticancerígeno, principalmente ativo nos casos de câncer no pâncreas. Alguns pesquisadores afirmam que o licopeno é mais ativo contra o câncer que o beta- caroteno.

o licopeno é um carotenóide na qual dá a cor vermelho para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos às células na ação dos radicais livres.

Licopeno

Conheça a principal fonte de licopeno

O licopeno é encontrado em quantidades particularmente elevadas em tomates e seus derivados. Para ter uma ideia, 85 por cento do licopeno da dieta dos norte americanos vêm de produtos derivados do tomate como suco ou polpa. No Brasil ainda não é comum tomar suco de tomate, mas vale saber que um copo de 240 ml de suco de tomate fornece cerca de 20 miligramas de licopeno, mais que a quantidade ideal recomendada por alguns estudos para ser consumida diariamente.

Outra informação interessante é que o cozimento dos tomates para fabricação de suco, polpa ou ketchup, por exemplo, transforma a estrutura química do licopeno em uma forma que é mais fácil de ser absorvida pelo nosso corpo, ou seja, o licopeno encontrado nos derivados de tomate ou em suplementos é tão ou mais fácil de ser usado pelo organismo quanto o licopeno ingerido diretamente dos alimentos.

Licopeno - Para que serve, principal fonte

Mais benefícios

Saúde do Coração: O licopeno impede o estresse oxidativo do colesterol LDL, que por sua vez ajuda a prevenir o endurecimento das artérias, artérias obstruídas e outros tipos de doença cardiovascular.

Saúde Óssea: Licopeno pode ser essencial para a saúde dos ossos e para a prevenção da osteoporose. Um estudo descobriu que o licopeno na dieta ajudou a reduzir o estresse oxidativo dos ossos e, assim, reduz o risco de desenvolver osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

Saúde da Pele: Prevenir o estresse oxidativo das células é essencial para retardar os efeitos do envelhecimento e prevenir rugas. O licopeno também pode funcionar como um protetor solar interno, protegendo a pele dos raios ultravioletas prejudiciais.

Saúde Ocular: licopeno tem sido associado com a prevenção de danos relacionados com a idade, tais como a degeneração macular e catarata.

Infertilidade: Pesquisas tem associado licopeno com um aumento da contagem de esperma em homens com baixas taxas de fertilidade.

Cuidados

Deve-se ter cuidado em consumir suplementos antioxidantes, como licopeno se você estiver realizando tratamento de radioterapia e quimioterapia, consulte sempre seu médico.

Quantidade recomendada

Licopeno embora sendo bastante importante, não é visto como um nutriente essencial, por isso não existem quantidades recomendadas. Alguns médicos indicam consumir 5 porções de vegetais ao dia, assim você poderá garantir os vários benefícios que cada vegetal oferece.