Kava-Kava

Kava Kava: Para que serve, Benefícios, Como Consumir

Natural do sul do Pacífico, onde os nativos usavam uma bebida preparada com a planta em cerimoniais e ritos sociais e religiosos. É bastante usada para dor de cabeça, enxaqueca, resfriados, reumatismo e gota. No entanto se tornou conhecida e está em evidência hoje graças às suas propriedades relaxantes e agentes antiestresse. Também é recomendada para ansiedade, depressão, espasmos musculares e cólicas menstruais.

Por possuir um efeito diurético e também causar perda de apetite, podemos sim afirmar que a kava kava emagrece. Ela funciona ao bloquear a resposta natural do corpo a alimentos e nutrientes e promove uma sensação de bem estar.
No entanto, mesmo com esses efeitos, não é possível dizer definitivamente que a kava kava emagrece de forma direta e completamente segura. Tudo depende do que está impedindo sua perda de peso. Se você não consegue perder peso porque sente muita fome, come entre refeições ou retém líquidos, a kava kava pode ser uma ajuda, mas se você já restringe calorias suficientemente, usar a kava kava pode fazer com que você coma pouco demais, fazendo com que você enfraqueça e seu corpo entre em um estado de emergência, em que não perde peso. Portanto, é preciso tomar muito cuidado em como tomar os suplementos de kava kava.

Não bastasse isso, a planta também pode ser utilizada por pessoas que estão deixando de tomar medicamentos para dormir, como uma fuga para as síndromes de abstinência que elas podem vir a passar.

Kava Kava - Para que serve

Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

Um estudo mostrou que mulheres com menopausa tratadas com kava kava tiveram uma melhora significante dos sintomas já na primeira semana de uso. Ondas de calor e o humor melhoraram em todas as mulheres que participaram.

Mesmo com a planta oferecendo todos esses benefícios é necessário ter cuidado coma sua ingestão, pois seu uso prolongado ou em grandes doses pode provocar insuficiência hepática, espasmos musculares, movimentos musculares involuntários, distonia, adinamia e cansaço. Em casos graves a planta poderá atacar o fígado e causar icterícia – deixando mucosas, pele e unhas em coloração amarelada.

Seu consumo é contraindicado para crianças menores de 12 anos, gestantes, lactantes e pessoas portadoras do mal de Parkinson. É importante frisar que, assim como no caso de medicamentos farmacêuticos, a kava-kava é uma planta medicinal e seu uso necessita de receita médica e acompanhamento médico especializado.

Kava Kava - Para que serve

Como consumir

São as partes das raízes e caule abaixo da terra que são utilizados para fazer extratos, bebidas, tabletes e soluções tópicas. Também pode ser encontrada em  cápsulas que contenham seu extrato seco ou pó. No entanto, a maneira mais indicada e a posologia será definida pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente.

Cuidados

O uso prolongado da kava-kava pode causar hipertensão, redução dos níveis de proteínas, anomalias nas células sanguíneas, ou problemas de fígado. A toxicidade da kava-kava é aumentada com a ingestão de bebidas alcoólicas e, se tomar kava-kava, não dirija pois seus reflexos estarão reduzidos. Não é aconselhável seu uso durante a gravides ou lactância e nem em crianças menores de 12 anos.