Chá Mate: Para que serve, benefícios

Bastante conhecida no Sul do país e no Paraguai, o chá mate é considerada uma bebida termogênica. Para que provoque o emagrecimento, é recomendado que se tome 1 litro de chá ao dia, em horários intercalados, fora das refeições, porque a cafeína pode dificultar a absorção de ferro e cálcio. Uma xícara de chá, quando consumido sem açúcar ou mel, fornece 2 calorias.

Como a maioria dos chás, o mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço. Além disso,  é capaz de controlar os índices glicêmicos do sangue, podendo prevenir doenças como a diabetes, além de proporcionar nutrientes como cafeína, ácido fólico, teofilina, teobromina, metilxantina, ácido pantotênico, vitaminas A, C, E, B1 e B2, cálcio, potássio, ferro, fósforo, manganês e magnésio, estimulando nervos, músculos e mente, combatendo a fadiga, estimulando as funções cerebrais, cardíacas e pulmonares.

Como tomar o chá mate

O chá mate pode ser ingerido quente ou gelado, e pode-se adicionar algumas gotas de limão.

Para o chá: Colocar 1 colher (de chá) de chá mate numa xícara de água em ponto de ebulição. Deixar amornar, coar e tomar a seguir. Pode-se consumir até 1 litro de chá mate por dia.

O chá mate provém das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis, que é muito consumido na região sul do país, em forma de chimarrão ou tereré.

O chá mate pode ser encontrado nas farmácias, drogarias, supermercados e em lojas de produtos naturais em sua forma natural (folhas), em saches ou em pó para dissolver na água ou no leite. Ele é contraindicado em caso de insônia, nervosismo e ansiedade.

Chá mate - Para que serve

Além da versão em chá, a erva mate também pode ser consumida de outras formas.

Chimarrão: elaborado por meio da infusão de folhas e ramos, possui um gosto amargo e costuma ser consumido no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Chá mate - Para que serve

Tererê: feito com água fria na cuia e consumido principalmente na região centro-oeste do Brasil e no Paraguai

Mate cozido: preparado com folhas secas e moídas da erva-mate em saquinhos ou saches e costuma ser consumido na Argentina ou no Paraguai.