Picão- Para que serve

Chá de Picão: Para que serve, benefícios, como fazer

Quem não conhece o picão? Essa plantinha faz questão de se apresentar a todos que se aventuram pelos campos, na forma de suas sementinhas pretinhas e finas que se fixam nas meias, cordões de sapatos e barras de calças.

O picão é muito usado na forma de chá para combater icterícia e hepatite. Tanto para uso interno como para banhos, o picão é conhecido pelos que procuram nas plantas o remédio, há pessoas que juntam o suco de picão ao óleo quente para aliviar dores e inflamações no ouvido.

O chá feito com a planta picão pode ser usado para tratar alergias, amigdalites, asma, boca amarga, bronquite, catarro, gastroenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções urinárias, vaginais, do estômago ou dos rins, intoxicação alimentar, problemas no pâncreas e úlceras gastroduodenais. Além disso, possui ação antisséptica, anti-inflamatória, antiespasmódica, hepatoprotetora e anti-ulcerosa.

Essa planta possuí como princípios ativos óleo essencial, princípio amargo, tanino. Em todas as partes da planta encontram-se ainda resinas e mucilagem.

Além de todos os benefícios citados acima o chá de picão também serve para emagrecer pela ação de eliminar resíduos de alimentos no estômago. E, por isso, você pode desintoxicar o corpo de uma maneira bem simples, pois você o encontra facilmente em lojas de produtos naturais, ervas, feiras.

Aqui iremos mostrar como você deve prepará-lo corretamente a fim de que possa extrair todo o potencial contido nessa planta. Confira quais os ingredientes e o modo de preparo seguir!

Picão

Ingredientes

3 colheres de sopa da erva picão
1 litro de água

Modo de preparo

Coloque o 1 litro de água numa panela ou recipiente e leve ao fogo, acrescente a erva picão e espere ferver.
Ao iniciar a fervura, desligue o fogo e tampe a panela, deixe que a erva com a água quente ficar abafada por uns 10 minutos, depois desse tempo, coe e consuma entre duas a três xícaras ao longo do dia. Você viu que o chá de picão é bem fácil de fazer. Antes de você colocar ao fogo, deverá lavar bem para que tire toda a sujeira ou qualquer item que possa lhe fazer mal ao ingerir.

Não tome tudo de uma vez. Para o melhor efeito, tome pela manhã em jejum e alternadamente durante o dia todo.