Canela de velho: para que serve, benefícios

Chá de canela de velho: Para que serve, benefícios

O chá de canela de velho (Miconia albicans) é um ótimo antioxidante, suas folhas são capazes de prevenir o envelhecimento e até mesmo o câncer.

Também é bastante conhecida como tratamento natural para artrose e artrite, pois atua nas inflamações, aliviando as dores e desconfortos no dia a dia.

Alguns estudos apontam também as suas propriedades terapêuticas no tratamento do Mal de Chagas pois afeta o Tripanossoma cruzis, causador desta doença.

Chá de canela de velho - Para que serve

Conheça suas propriedades

Propriedades medicinais: Anti-inflamatória, analgésica (anti-nociceptivo), antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva.

Tratamento terapêutico: Artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais.

Chá de canela de velho - Para que serve

Como preparar o chá

Você vai precisar de 15 folhas da planta.

* Coloque as folhas na água (1 litro) e deixe ferver por 30 segundos – você deverá fazer uma decocção leve (quando se ferve a planta junto com a água, por um tempo determinado) – desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar uns minutinhos.

* Coe e tome duas xícaras por dia, antes do almoço e antes do jantar e o sobrante, outras duas xícaras, use para banhar as áreas doloridas. Algumas pessoas indicam que se pode tomar até 3 xícaras ao dia.

A dosagem recomendada diariamente é de manhã, à tarde e à noite. Como você vai preparar 500 ml todos os dias, vai poder beber 3 xícaras diárias nesses períodos indicados, pois assim, fará muito mais efeito.

Fique atento na escolha

Para conseguir usufruir de todos os benefícios trazidos pela canela de velho é importante saber escolher as folhas saudáveis para o preparo da bebida.

Ao comprar a planta, procure observar a tonalidade das folhas. Elas devem estar bem verdes, além de não conterem poeira, marcas de insetos ou aparência seca. Caso tenha a planta em casa, tenha cuidado com o armazenamento errôneo da planta que pode resultar na presença de mofo nas folhas.

O armazenamento da canela de velho deve ser feito em recipientes de lata, porcelana ou vidro e nunca de plástico. Elas devem ser secas à sombra, dependuradas em varais e cobertas com tecido para poderem ser armazenadas.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer chá, o chá de canela de velho não deve ser consumido em excesso. O tratamento para artrose deve durar, no mínimo, 30 dias e no máximo 60. Mas o mais aconselhável é buscar fazer o tratamento por 15 dias. Se houver uma melhora, continue consumindo a bebida pelo tempo indicado.

O consumo da erva medicinal não substitui o tratamento indicado pelo seu médico, ele é apenas um complemento.