Chá de bugre

Chá de Bugre – Para que serve e benefícios

O chá de bugre também conhecido como chá de porangaba, é um ótimo aliado para quem quer perder aqueles quilinhos a mais, além de ser diurético ele também inibe o apetite.  Também elimina as toxinas do organismo através da urina, estimula a circulação sanguínea e reduz significativamente a celulite.

Outros benefícios

Além de auxiliar na perda de peso o chá de bugre previne câncer, controla a febre, trata a herpes, ajuda na circulação, é um ótimo antivirótico e cardiotônico.

Como preparar o chá de bugre

Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos. Coe e adoce ou se preferir beba sem açúcar.

Para que serve o chá de Bugre

Contraindicação

O chá de bugre é contraindicado para pessoas que sofrem de hipertensão ou outros problemas cardiovasculares, não é indicado para gestantes e crianças, pessoas que sofram de ansiedade, insônia ou sejam nervosas, pessoas com quadro de gastrite e enxaquecas.

Um pouco mais sobre o chá de bugre

A árvore, de nome científico Cordia Salicifolia, é originária do Brasil e pode chegar a 12 metros de altura, quando atinge a maturidade. Do Nordeste ao Sul do Brasil a árvore é encontrada, mas é possível localizá-la em países vizinhos de clima parecido com o Brasil, como é o caso da Argentina e do Paraguai. O chá de bugre é feito com as folhas da árvore, mas dos frutos, que parecem grãos de café, é possível fazer uma bebida que lembra muito o café.

Onde encontrar

O chá de bugre pode ser facilmente encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e na internet; o fato é que, opções não faltam, então é só escolher a forma de obtenção do chá de bugre e desfrutar de todos os seus benefícios, com cautela.