Bichectomia - o que é, como é feito, riscos e valor

Bichectomia – O que é, como é feito, riscos e valor

A bichectomia ainda é uma cirurgia pouco conhecida no Brasil, tem como finalidade retirar o excesso da bola de bichat, que nada mais é que uma estrutura gordurosa presente na face, mais especificamente localizada na região das bochechas. Em algumas pessoas esse excesso causa uma má formação no rosto, deixando o rosto extremamente arredondado.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.

Serão realizadas duas pequenas incisões dentro da boca bem em cima da bola de bichat que medem cerca de um centímetro cada, o pós-operatório também será de curta duração. Logo depois da cirurgia de redução de bochechas os efeitos já são visíveis em algumas pessoas, já em outras em 2 a 3 dias os resultados começam a aparecer, mas em até 2 meses eles já estão completamente visíveis.

Como qualquer cirurgia, a Bichectomia exige um cuidado pós- operatório, é indicado ao paciente que siga uma dieta leve durante os dez primeiros dias após a operação, compressas de gelo ajudam a diminuir o inchaço, deve- se evitar qualquer tipo de esforço físico por no mínimo três semanas,também não é recomendada a exposição ao sol.

Bichectomia - o que é, como é feito, riscos e valor

Riscos da cirurgia

A bola de gordura da face é rodeada por ramos bucais do nervo facial e pelo ducto parotídeo. Sendo assim, os principal risco é ocorrer lesão de alguma dessas estruturas durante ou após a cirurgia.

Há riscos também da cirurgia não dar certo, por isso é tão importante a escolha de um bom profissional antes de qualquer procedimento. Por se tratar de um corte também há riscos de infecções.

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.

Bichectomia – Valor

A cirurgia de bichectomia custa entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00. Ainda são encontrados poucos profissionais aptos a realizar essa cirurgia, por isso a dica é pesquisar por clínicas e cirurgiões de confiança para que o resultado seja o mais satisfatório possível.