Batata inglesa: Propriedades e benefícios

Batata inglesa: Propriedades e benefícios

A batata além de saborosa e versátil é um tipo de tesouro enterrado. Originária dos povos indígenas, o cultivo da batata a muito tempo tem grande importância na agricultura brasileira. A maior parte da batata brasileira é vendida in natura, sendo selecionada prioritariamente  pelo formato, cor e brilho. Nos últimos anos, a batata tem crescido, principalmente os de consumo imediato, como chips e batata palha, ou prontos para ser preparados, como batatas congeladas, descascadas e cortadas em palitos.

Alimento funcional

Entre os antioxidantes presentes na batata estão os compostos fenólicos e flavonóides. No entanto, teor dos fenólicos na batata pode sofrer alteração segundo a forma de preparo do alimento. O ácido clorogênico, principal fenólicco da batata tem níveis entre 43 e 953 mg/100g conforme variedade da batata e forma de preparo. Os valores mais baixos são observados em batatas e produtos industrializados. Cabe destacar que os ácidos fenólicos e flavomóides estão associados a menor risco para doenças e degenerativas, incluindo as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Batata inglesa- Para que serve

Benefícios

A Batata é rica em carboidratos e amido. Eles fornecem cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo. Ele também contém água e fibra alimentar em grande proporção. As vitaminas como a vitamina-B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K estão presentes na Batata. A Batata é altamente ricas em Potássio e alguns outros sais minerais como Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês e Zinco.

A Batata é rica em Vitamina C e vitamina B e dos Minerais zinco e magnésio. A Vitamina C funciona como um antioxidante natural, que pode evitar danos por radicais livres e retarda o processo de oxidação. Além disso, Várias máscaras podem ser preparada usando Batata. A Batata crua ou seu sumo pode ser aplicado sobre a acne para curar e remover a marca. Puré de Batata, juntamente com o mel pode também ser aplicada para alcançar a pele macia, suave e brilhante.

A Batata é rica em ácidos complexos, aminoácidos e vitamina B que são realmente úteis para manter o sistema nervoso ativa. Alimentos ricos em Carboidratos também é aconselhado, pois ajudam no fornecimento adequado de energia ao cérebro, para que ele funcione de forma eficiente. Uma quantidade significativa de glucose é necessário para manter o nível no sangue de oxigénio e intacta. As antocianinas, um poderoso antioxidantes estão presentes nas Batatas roxas. Elas fornecem benefícios neuro-protetor, como aumentar a memória de curto prazo e diminuindo a inflamação. A Vitamina B6 auxilia na produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores necessários para regular o clima. Ele também ajuda na produção de epinefrina, norepinephrineand gaba, que ajuda na redução do estresse e proporciona relaxamento.