Aveia

Aveia – Para que serve, benefícios

Além de perda de peso a aveia pode agregar muito mais na sua saúde, pois ela é rica em fibras solúveis, vitaminas do grupo B e E, minerais como cálcio, zinco, ferro, potássio e magnésio, a aveia é um grande aliado para um bom funcionamento do organismo. A aveia é um tipo de carboidrato complexo e um dos cereais mais ricos em fibras, que são a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não são digeridos pelo organismo nem fornecem energia.

A aveia contém os dois tipos, as solúveis e insolúveis, as solúveis são encontradas em maior quantidade e são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Em contato com a água elas se transformam em gel, reduzindo assim a absorção de gorduras, evitando o aumento do colesterol e equilibrando o diabetes. Já as insolúveis proporcionam uma maior sensação de saciedade, oque ajuda no emagrecimento. Elas são responsáveis por controlar a compulsão alimentar, dentro do estômago, transformam- se em um gel que expande e ocupa espaço, retardando o esvaziamento estomacal.

Aveia - Para que serve, benefícios

Conheça os tipos de aveia

Aveia em flocos – É  mais natural , já que o grão é prensado integralmente, a aveia em flocos conversa a maior quantidade de nutrientes.

Flocos de aveia integral – São indicadas para serem consumidas com frutas, saladas, iogurtes, sorvetes ou no preparo de sopas. Os flocos da aveia integral são prensados com 100 % de fibras.

Flocos finos – Ideal para o preparo de sopas e mingau. Os flocos finos passam por moagem mas as fibras e os nutrientes são preservados.

Farelo de aveia – Ideal para ser misturada no preparo de pães, bolos, biscoitos e até mesmo sucos naturais. Esse tipo de aveia é o que traz maior concentração de fibras, é muito indicada para quem quer perder peso.

Farinha de aveia – É muito indicada para receitas de pães, panquecas, e bolo. Tem um pouco menos de fibras que os outros tipos de aveia, pois é obtida a partir da parte interna dos grãos.

Seus benefícios

A aveia combate o colesterol (ruim), fortifica os músculos cardíacos, previne o câncer de intestino e de cólon, mantém o sistema nervoso equilibrado, controla a hipertensão, tem ação anti inflamatória, facilitando a digestão e controlando o índice glicêmico, também propõe benefícios para uma boa saúde bucal, pois ela ajuda a combater as cáries.

Aveia - Para que serve, benefícios

O ideal a ser ingerido

O ideal é que o consumo seja de 30 gramas por dia, ou seja, no mínimo 2 colheres de sopa, para poder usufruir de todos os seus benefícios. Seu consumo não é indicado para quem tem intestino acelerado e portadores de doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten.

Sugestões de consumo

A aveia pode ser consumida de diversas formas, basta acrescentá-la no preparo de pães, bolos, tortas, cucas, biscoitos, farofas, shakes de frutas e sucos, além de poder consumi-la com diversas frutas, inclusive com mel. Fica uma delícia e é super saudável.