Alface

Alface: Para que serve, benefícios

Talvez seja a folha mais popular da mesa do brasileiro. Fresca e digestiva, a alface combate a insônia. Pode-se utilizar seu talo para um suco de sabor agradável.

Combate a irritações na pele, alergias, brotoejas e assaduras, as folhas e talos macerados, junto com aveia, na forma de pomada, produzem alívio à pele.

Alface - Para que serve

Como os outros vegetais verdes folhosos, a alface contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes, quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade. Além disso, a alface também ajuda na produção de aminoácidos no nosso corpo, e muitos deles atuam nesses neurotransmissores importantes para o bem-estar emocional.

Rico em carboidratos, fibras e proteínas, este alimento possui fibras dietéticas que, além de melhorar a digestão e regular o funcionamento intestinal, atuam na saciedade, sendo excelente para quem quer emagrecer. Foi comprovado recentemente que a alface serve como terapia de apoio para a asma e diabetes e também no trato de tosse nervosa. Parece muito útil para aliviar a pessoas que estão sofrendo dores crônicas.

Conheça os tipos de alface

Repolhuda lisa: os exemplares deste grupo apresentam uma cabeça mais compacta e folhas de aparência oleosa, delicadas, lisas e macias.

Americana ou Repolhuda Crespa: as alfaces do tipo americana têm cabeças volumosas e compactas; as folhas são crespas e de textura crocante. Dentre todas, são as hortaliças de maior durabilidade após a colheita.

Solta lisa: como o próprio nome sugere, são cultivares que não formam uma cabeça. As folhas são soltas e lisas.

Solta crespa: grupo das alfaces com folhas soltas, verdes ou roxas, crespas, grandes e macias.

Romana: as alfaces desta categoria têm uma cabeça mais comprida e fofa, folhas longas e duras.

Alface - Para que serve

Cuidados

A alface é uma hortaliça que estraga rápido. Fora da geladeira, deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto, em local bem fresco por até um dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo.