Ácido Glicólico – Para que serve, indicações e contraindicações

Ácido Glicólico é um sólido cristalino incolor, inodoro e higroscópico, sendo altamente solúvel em água. É utilizado em muitos produtos para rejuvenescimento da pele.

Ele atua amenizando as linhas de expressão, rugas, manchas senis, flacidez de pele, pele desvitalizada, entre outras queixas, onde a utilização deste ácido ao longo da história tem sido bastante difundida, principalmente na composição de cosméticos. É usado em cicatrizes, inclusive de acne, e ajuda bastante no caso de poros dilatados. E ele pode ser usado também no corpo, sendo bem indicado para o tratamento das estrias vermelhas.

O Ácido Glicólico é bastante encontrado em cosméticos manipulados. Também é bastante usado em peelings onde seu pH é bem mais alto, por ser manipulado por um profissional. Para maior segurança do uso do ácido glicólico diariamente, é recomendado que os cosméticos tenham pH no valor mínimo de 3,5, com concentração de, no máximo, 10%. O uso de cremes manipulados deve ser feito com orientação médica.

Ácido Glicólico - Para que serve, indicações

Contraindicações

O Ácido Glicólico não deve ser usado sem indicação médica, pois a concentração mais adequada de ácido no produto varia de acordo com cada caso. O uso do ácido glicólico é contraindicado para gestantes.

O paciente que irá realizar o peeling, deverá estar com a pele limpa, livre de gorduras.  O mesmo vale para o creme, que deve ser utilizado depois da lavagem do rosto, mas com ele seco, para melhorar a absorção do produto. O paciente não pode depilar a pele dois dias antes, não esfoliá-la e não deve ter feito nenhum procedimento agressivo.

Resultados

Os resultados podem ser notados a partir do segundo mês de uso do creme. Já o peeling, tem resultado imediato pois as concentrações  de Ácido Glicólico são maiores.

Cosméticos com Ácido Glicólico

  • Demelan Creme Clareador
  • Glenmark
  • Derm AHA
  •  Biomedic Pigment Vontrol
  • La Roche Posay
  • Linha Normaderm
  • Vichy

Ácido Glicólico - Para que serve

Apesar de existirem diversos cosméticos e dermocosméticos contendo ácido glicólico em sua composição, é de extrema importância que esses produtos sejam prescritos por um médico dermatologista, que irá avaliar seu caso bem como suas necessidades e o produto ideal para seu tipo de pele.