Aciclovir – Para que serve

Aciclovir é um remédio antiviral que tem como objetivo tratar a herpes labial e genital, é altamente eficaz nas lesões iniciais ou nas recidivas da doença. O Aciclovir pode ser encontrado em creme, comprimidos e pomada oftálmica, pode ser usado em crianças e adultos.

Efeitos colaterais do Aciclovir

O Aciclovir causa basicamente problemas gastrointestinais como náuseas, diarreia e até mesmo vômitos. Em alguns casos podem ocorrer erupções cutâneas, que tendem a desaparecer espontaneamente após a suspensão do medicamento. Efeitos colaterais como aumento na ureia e creatinina sanguínea também podem ocorrer com o uso prolongado do Aciclovir, assim como fadiga, distúrbios neurológicos e cefaleia.

Aciclovir- Para que serve

Tipos de Aciclovir

Creme: indicado em infecções de pele causadas pelo vírus do Herpes simplex, incluindo herpes labial e genital, inicial ou recorrente.
Comprimidos: indicados no tratamento do Herpes zoster, no tratamento e recorrência das infecções de pele e mucosas pelo Herpes simplex, e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simplex.
Pomada Oftálmica: indicado para o tratamento da ceratite, que é a inflamação da córnea, a parte mais externa dos olhos, por Herpes simplex.

Aciclovir- Para que serve

Contraindicação

O uso de aciclovir é contraindicado em pacientes com conhecida alergia ao aciclovir, valaciclovir, propilenoglicol ou qualquer componente de aciclovir.

Modo de usar o Aciclovir

Creme: O creme deve ser aplicado sobre a região afetada, pelo menos por 5 vezes ao dia, com intervalos de 4 horas. Deve-se continuar aplicando o creme por pelo menos 4 dias para herpes labial e por 5 dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais 5 dias, no entanto, se as lesões permanecerem após 10 dias, deve-se consultar o médico.
Comprimidos: a dose deve ser indicada por um médico, pois depende de cada caso.
Pomada oftálmica: a pomada deve ser aplicada sobre o olho afetado 5 vezes ao dia, em intervalos de 4 horas, aproximadamente, pulando a aplicação no período noturno. Deve-se continuar aplicando a pomada, no mínimo, durante mais de 3 dias após a cicatrização.